
2 em cada 10 Homens fogem do Exame de Toque


A pesquisa pode soar alarmante, mas é realidade.
De acordo com os dados divulgados pelo Hospital do Homem (Av.Brigadeiro Luiz Antonio/SP), maior serviço público de Urologia do Estado, Centro de Referência em Saúde do Homem, Unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista; 20% dos pacientes atendidos não permitiram que o médico urologista realizasse o exame físico retal, popularmente chamado de "toque".
Já quando a análise em questão é laboratorial, via exame de sangue, o pedido, é bem aceito por todos os homens. O teste de PSA (antígeno prostático específico) mede os níveis desta substância e serve como um marcador biológico no diagnóstico das doenças da próstata, como a hiperplasia benigna (aumento benigno do órgão) ou o câncer de próstata.
Os especialistas relacionam o resultado da pesquisa a questões culturais que, ainda associam o homem ao único que provém a família, forte e imune às doenças. "Não é só preconceito e medo de perder a masculinidade com o exame. O homem não se sente à vontade quando 'perde' a sua posição de chefe da família para cuidar de sua própria saúde e iniciar tratamentos médicos", ressalta o médico chefe do Centro de Saúde do Homem/Joaquim Claro.
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os mata. O diagnóstico precoce é fundamental no combate a patologia e facilita, inclusive, o tratamento, tornando-o menos invasivo.A partir dos 45 anos, a realização de um check-up anual vira obrigação para toda a população masculina.
"As pessoas deveriam ir ao médico para não adoecer e não, o contrário" - Apesar de muitos homens ficarem constrangidos com a realização desse exame, ele é essencial para diagnosticar alterações que podem se transformar em uma doença fatal.
O exame tem a duração de alguns minutos e é muito mais assustador do que ofensivo. Um pequeno constrangimento, para evitar grandes constrangimentos ou até a morte. Vale a pena!
Se você tem 45 anos ou mais, procure um Urologista e realiza o exame para se prevenir. Manter a saúde é sempre a melhor opção.
Um dos grandes problemas da realização desse exame é o preconceito.
Muitos homens se negam a fazer esse exame, por acharem que isso o deixará menos homem. A verdadeira questão é que o tratamento de um câncer é muito mais fácil quando a doença é encontrada no estágio inicial. Quando o câncer possui sinais aparentes que levam a alterações fisiológicas, seu estado é bastante avançado e dificilmente pode ser revertido.
AO INVÉS DE SE PREOCUPAR COM O TAMANHO DO SEU
PÊNIS, PREOCUPE-SE EM FAZER O EXAME DA PRÓSTATA.
Classificação Comprimento -> -> ->

Micropênis Até 9 cm
Pênis pequeno Entre 10 e 12 cm
Pênis médio Entre 13 e 16 cm
Pênis grande Entre 17 e 22 cm
Macropênis Acima de 23 cm